5 técnicas de vendas e atendimento essenciais para alavancar sua empresa

Algumas atividades importantes dentro de uma empresa ainda passam despercebidas por muitas equipes e, para minimizar esse tipo de erro, é importante pautar os profissionais todos os dias com diferentes abordagens (comunicados, reuniões e treinamentos), especialmente, em relação à forma como cada mensagem é transmitida aos clientes.

Para aprimorar a comunicação em uma organização, tornando-a mais direta e ao mesmo tempo cordial, podemos lançar mão de determinadas técnicas de vendas e atendimento que têm funcionado muito bem no mercado. Pensando nisso, selecionamos sete delas que ajudarão a alavancar as oportunidades e os negócios de sua empresa. Confira abaixo!

1. Entenda o perfil de seu cliente: o primeiro passo é conhecer muito bem o perfil de seu potencial cliente. Onde ele está, qual é o segmento de mercado em que atua, como é o processo de decisão de compra, quais são os decisores e influenciadores - caso seu cliente seja uma empresa, podem haver várias pessoas de áreas diferentes e, caso seja pessoa física, pode ser o cônjuge ou os parentes próximos, por exemplo.

2. Foque sempre na solução do problema: o que mais chama a atenção do consumidor é o benefício que ele irá conseguir por meio do produto ou serviço que sua empresa oferece. Por isso, é importante que você identifique com seu potencial cliente o problema específico que ele precisa solucionar.

3. Destaque os diferenciais do seu produto ou serviço: depois de alinhar com seu potencial como ele resolverá o problema que possui hoje, é importante que você evidencie os diferenciais de seu produto ou serviço. Busque argumentos mais fortes do que preço: será que seu atendimento é melhor do que os competidores? Ou então, o tempo de entrega, a tecnologia usada, a qualidade dos componentes na fabricação, a metodologia, enfim, tudo o que te destaca das outras soluções disponíveis.

4. Identifique objeções: você sabe diferenciar uma objeção de uma rejeição? Quando um cliente rejeita seu produto ou serviço é preciso repensar em toda a estratégia, pois dificilmente será possível efetivar a venda nas mesmas condições. No entanto, quando ele faz objeções, demonstra também interesse pela proposta. Assim, quanto mais observações e perguntas ele fizer, mais interessado estará em fechar negócio. Lembre-se: as perguntas são a matéria-prima fundamental de uma boa negociação.

5. Saiba como contornar objeções: nunca se mostre em oposição ao cliente. Pelo contrário, ele precisa sentir que você está ali pelo mesmo propósito, solucionar o problema dele. Por isso, uma boa dica é escutar mais, prestar atenção e ser objetivo ao falar. Há casos em que o cliente está desconfiado da qualidade e eficiência de seu produto e uma boa saída é apresentar alguns cases de outras empresas, estudos e outros elementos que possam conquistar sua confiança. Se desvantagens em relação à concorrência forem levantadas, mostre de forma concreta outros benefícios oferecidos que compensam tais pontos.

Resumindo, você precisa conhecer muito bem o mercado em que atua, como os clientes tomam as decisões de compra, ter em mãos os grandes diferenciais de sua solução, ouvir mais do que falar e ter em mente que o seu papel é ajudar o cliente a solucionar o problema que ele possui. Unindo uma forma de pensar positiva com as técnicas certas, você estará cada vez mais próximo do SIM.

Gustavo Paulillo

Fonte: administradores.com.br

Cotações e Índices

Moedas - 15/02/2019 15:59:07
  • Nome
  • Compra
  • Venda
  • Comercial
  • 3,710
  • 3,711
  • Paralelo
  • 3,700
  • 3,880
  • Turismo
  • 3,560
  • 3,860
  • Euro
  • 4,182
  • 4,185
  • Iene
  • 0,034
  • 0,034
  • Franco
  • 3,687
  • 3,687
  • Libra
  • 4,777
  • 4,779
  • Ouro
  • 156,600
  •  
Mensal - 14/02/2019
  • Índices
  • Dez
  • Jan
  • Inpc/Ibge
  • 0,14
  • 0,36
  • Ipc/Fipe
  • 0,09
  • 0,58
  • Ipc/Fgv
  • 0,21
  • 0,57
  • Igp-m/Fgv
  • -0,49
  • 0,01
  • Igp-di/Fgv
  • -0,45
  • 0,07
  • Selic
  • 0,49
  • 0,54
  • Poupança
  • 0,50
  • 0,50
  • TJLP
  • 0,56
  • -
  • TR
  • -
  • -

Agendas Tributárias

  • 15/Fevereiro/2019
  • CIDE | Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico
  • COFINS/PIS-PASEP | Retenção na Fonte – Autopeças
  • Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf)
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb)
  • INSS | Previdência Social. 
META CONTABILIDADE LTDA.
Rua das Arraias, 80   |   Parque Residencial Aquarius - Sala 01   |   São José dos Campos/SP
Fone: (12) 2135.0400 - Fax: (12) 2135.0430   |   meta@metacontabilsjc.com.br
Site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)