Cinco passos para desenvolver uma estratégia digital eficiente

A internet tornou-se a principal fonte através da qual encontramos e trocamos informações. No âmbito dos negócios, propicia às empresas criar engajamento com seus clientes atuais e em potencial. Devido à transformação digital que nos cerca, é papel do fabricante ajudar seus canais a entender a importância de desenvolver uma estratégia digital sólida e eficaz, visando a geração de demanda e engajamento em torno de sua marca – o que é crucial para obter sucesso. 

No entanto, há objeções comuns no desenvolvimento de uma estratégia digital eficiente: receio de consumir muito tempo, ser uma atividade complexa e não sustentável. É por estes motivos que muitas empresas não esperam o tempo necessário para mensurar os resultados e a demanda constituída através dos canais digitais, tais como mídias sociais, blogs e SEO.

Desenvolver uma estratégia digital não é uma tarefa complexa e, necessariamente, não deve implicar em absorver muito tempo dos canais. A sustentabilidade e o sucesso estão relacionados a um website efetivo e engajamento consistente nas mídias sociais – a combinação de ambos foca na geração de demanda efetiva.

Para as relações B2B, a estratégia digital inclui além de canais de tecnologia, redes sociais como o Linkedin e o Twitter. Ambas são essenciais para atingir o público-alvo e desenvolver uma estratégia relevante de mídia social. A fim de auxiliá-los a melhorar sua presença online e, principalmente, a gerar demanda digital, destaco os cinco passos que julgo essenciais:

1. Comece mostrando a “cara” do seu negócio. Imagem é tudo
É importante que sua empresa esteja presente nas redes sociais. Use logotipo e fotos em alta resolução que representem da melhor maneira possível os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa. Inclua sempre o link principal do website e informações atualizadas.

2. Seja objetivo e conciso 
No caso do Linkedin, por exemplo, o segredo é criar um título relevante e atual como um resumo das suas atividades. Não coloque apenas o seu cargo. Descreva as atividades que exerce de forma a fazer com que as pessoas entendam com que tipo de problemas você lida diariamente. No caso do Twitter, inclua palavras-chave e utilize hashtag no texto descritivo “bio”.

3. Participe das conversas
No Linkedin, participe ativamente de grupos relevantes relacionados às atividades da sua empresa, pois a partir deles é possível conhecer clientes potenciais e também identificar concorrentes. Posicione-se como alguém com amplo conhecimento dos assuntos debatidos, destaque sempre as suas áreas de expertise e ofereça “insights”. No Twitter, publique links com artigos relevantes para a sua audiência e use palavras-chave com hashtags em suas publicações para que a sua audiência possa encontrá-lo mais facilmente.

4. Aumente sua visibilidade com elementos interessantes 
Utilize vídeos e imagens que chamem atenção. Use as mídias sociais para atrair visitantes ao seu website, incluindo links para blogs, papers, demos, produtos e serviços oferecidos. Não se esqueça da regra dos 70/30: 70% deve ser conteúdo relevante de terceiros - fabricantes com quem você trabalha, analistas, veículos de credibilidade - e 30% deve ser conteúdo próprio.

5. Envolva-se frequentemente 
Os canais não precisam gastar todo o tempo livre nas mídias sociais. Ser consistente é o que faz a diferença para uma estratégia de sucesso. As empresas de maior sucesso em mídias sociais são aquelas que separam 30 minutos do dia para participar de conversas, postar, agendar conteúdo, dar “likes” e compartilhar conteúdo relevante.
O mundo virtual caminha muito rápido e fazer com que os canais se mantenham relevantes significa ajudá-los a alavancar negócios através das mídias sociais. Trabalhe em conjunto com eles a fim de desenvolver uma estratégia de geração de demanda, defina o seu público-alvo (audiência), use as plataformas corretas e invista 30 minutos por dia na execução da sua estratégia de venda social. Essas são as minhas dicas para a sua empresa obter sucesso no desenvolvimento de uma estratégia digital junto aos parceiros.

Fonte: administradores.com.br

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