5 riscos para a saúde no trabalho e como minimizar o impacto

Com jornadas trabalhistas atuais extremamente grandes, um trabalhador pode levar mais de 48 horas semanais em seu escritório desenvolvendo diversas tarefas. E ainda que as empresas se preocupem com a saúde de seus colaboradores em alguma ocasiões, eles mesmos se esquecem dos aspectos ergonômicos e psicossociais com relação às funções que exercem.

Existe uma grande diferença entre os riscos laborais gerados pela atividade que realizam e os riscos gerados pelo lugar de trabalho. Hoje em dia, os riscos gerados pela sobrecarga estão mais presentes, como, por exemplo, postura forçada, movimentos repetitivos ou carregar peso.

Diante desse panorama, Luis Enrique Velásquez, diretor nacional de Operações do Grupo Eulen Perú, informa sobre os principais riscos à saúde que os trabalhadores podem estar expostos e como minimizar seu impacto.

1. O sedentarismo: Permanecer sentado 8 horas por dia pode gerar problemas de saúde, por isso se recomenda andar de um lugar a outro em determinados momentos em vez de enviar um email ou realizar uma chamada telefônica; subir as escadas em vez do elevador e usar os banheiros que estejam mais longe. É importante realizar pausas que o obrigue a levantar, se mover e mudar de postura.

2. Não descansar: Trabalhar sem parar não trará nada de bom para o trabalhador, e não fazer um descanso pode fazer com que o nível de estresse aumente. O recomendável é trabalhar com calma, beber água fresca frequentemente para se manter hidratado e caminhar. Seguindo estas recomendações, você observará menos esgotamento emocional e mais satisfação no trabalho, além de menos dores de cabeça e nas costas.

3. Distrair-se demais: As interrupções entre o trabalho gera atrasos nos assuntos profissionais e ocasiona em estresse extra. Quando isso acontece, o melhor é fazer um descanso, respirar, se distanciar do lugar de trabalho por um momento, relaxar e retornar quando estiver pronto.

4. Tempo demais em frente do computador: Passar muito tempo em frente ao computador poder ser prejudicial para a saúde cerebral, já que pode causar transtorno do sono e inclusive síndrome metabólica. Também pode levar ao ressecamento dos olhos, tensão, irritação e visão embaçada. Neste caso, é recomendado praticar a regra 20-20-20, a cada 20 minutos fixar o olhar em um ponto determinado a 5 metros de distância durante 20 segundos.

5. Ter uma má postura: Ter uma boa postura na hora de trabalhar é fundamental para evitar tensões e dores crônicas. Os ombros caídos podem originar lentidão na digestão e na circulação. Pessoas que se sentam com as costas reta expressam ter melhor auto-estima, caráter e menos medo do que as que se sentam com uma postura incorreta.

Fonte: administradores.com.br

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